Autoestima e melhor desempenho no trabalho

O prefixo “auto” origina-se do grego e quer dizer “a si mesmo”. Como estima significa o sentimento de amor, respeito, valorização e admiração, conclui-se que autoestima é o apreço, a afeição que cada um deve ter por si próprio.

Segundo Nathaniel Branden, psicoterapeuta canadense, em seu livro O Poder da Autoestima, “quanto maior a nossa autoestima, mais nos sentimos propensos a tratar os outros com respeito, benevolência, boa vontade e justiça, pois não tendemos a percebê-los como ameaças e porque o autorespeito é o alicerce do respeito pelos outros”.

Isto significa que precisamos nos conhecer melhor, alimentar a nossa autoestima, o nosso auto-respeito, para, então, termos condições de interagir beneficamente com aqueles que nos cercam. E quanto mais nos conhecemos, melhor podemos controlar impulsos, analisar, censurar e até evitar atitudes inconsequentes, prováveis maculadoras de nosso comportamento social.

Promover a autoestima é acreditar em si mesmo, é confiar na força de seu valor pessoal único para a conquista de ideais, é saber amar a pessoa mais importante de sua vida: você! Isso mesmo: “amor próprio” é o ingrediente indispensável ao crescimento da autoestima para, então, chegar-se à concretização dos sonhos que nos motivam para a realidade da vida.

Todas essas considerações serviram para convergirmos a uma conclusão: no âmbito da empresa, uma pessoa com autoestima elevada promove comunicação harmoniosa, “veste a camisa”, ajuda, sobremaneira, na consecução de metas desafiadoras. Aqui é conveniente lembrar que a valorização da autoestima não depende, apenas, de cada um de nós, isoladamente. Ela recebe influências externas, principalmente das pessoas do nosso cotidiano e, em segundo plano, das informações que nos chegam pelos diferentes meios de comunicação. E os empresários pró-ativos sabem bem disso quando dão atenção especial à qualidade de vida de seus colaboradores no trabalho. Esses homens de “visão 360 graus” são conscientes quão importante é ouvir, elogiar, motivar, promover, enfim, fazer “crescer” os seus auxiliares para a conquista de um melhor desempenho no trabalho.

Afinal, é como afirma Bob Briner, empresário norte-americano, em seu interessante livro Os Métodos de Administração de Jesus: “As ferramentas mais importantes de um executivo são as pessoas que trabalham com ele”.

www.blog.gamalielnoronha.com.br


Deixe um comentário