Liderança e ética

O líder, para honrar o seu perfil, tem que ser, por excelência, um praticante incorrigível da ética.

Mas, o que é ética? Mais importante do que definir ética é atentar para a sua destinação, como o faz o educador Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo: “O bem é a finalidade da ética. Ou seja, como disciplina, a ética procura determinar os meios para atingir o bem. Mas podemos dizer também, de maneira muito mais ampla, que o bem é a finalidade de todas as atividades humanas.”

Fundamentalmente, sem praticar o bem não se pode ser ético e, como consequência, não se pode ser líder.

Peter Drucker, economista austríaco naturalizado norte-americano, ícone mundial na área de gestão de recursos humanos, falecido em 2005, aos noventa e seis anos, foi muito feliz quando afirmou: “A ética exige que você pergunte a si mesmo: Que tipo de pessoa eu quero ver no espelho pela manhã? (…) Trabalhar em uma organização cujo sistema de valores é inaceitável ou incompreensível com o sistema de valores da pessoa pode condená-lo à frustração.”

Vamos entender: O verdadeiro líder, possuidor do perfil acima descrito, abdica de suas prerrogativas se ele não puder permanecer em paz com a sua consciência que “lhe manda praticar o bem não importa a quem”. O verdadeiro líder tem que saber dizer não quando deslumbrar o comprometimento de sua conduta. O verdadeiro líder não consegue macular os seus valores éticos, trocar a sua liberdade pessoal por uma conveniência. Se isso ocorrer, estamos diante do falso líder do qual devemos ter muito cuidado. A sua proposta é de comprar simpatias para se manter arraigado em seu lugar de destaque. Felizmente, a experiência de vida é mais contundente: ninguém sem consistência moral é capaz de enganar por muito tempo a massa dos indivíduos sérios e de boa índole.

Não podemos e não devemos nos deixar iludir: possuidor de formação ética, o fidedigno líder é um cultivador da verdade, cumpridor da palavra e respeitoso para com os seus semelhantes. Um paladino do bem.

www.blog.gamalielnoronha.com.br


Deixe um comentário