Colégio 7 de Setembro comemora 76 anos (2)

Às vésperas do 76º aniversário de fundação do Colégio 7 de Setembro, é oportuno recordar que na noite de 28 de janeiro de 1994 deu-se a inauguração, na Aldeota, da sede Edilson Brasil Soárez, solenidade que tive a satisfação de conduzir como mestre de cerimônias.

Na mesma data, ao meio dia, lera ao microfone da Rádio Record – AM, de Fortaleza, no programa A Hora da Notícia, crônica de minha autoria e que transcrevo a seguir, externando o meu regozijo pelo sucesso da conceituada organização educacional.

Uma viagem ao passado… Um encontro sentimental

Meus caros ouvintes, permitam-me, agora, uma viagem sentimental ao passado.

É… parece que foi ontem. Menino “véi”, de calças curtas, nos meus oito anos de idade, era-me dada a oportunidade de conhecer um homem que passaria, pouco tempo depois, a ser um dos ídolos de minha vida. Eu estava ali, na frente do doutor Edilson Brasil Soárez que me dava as boas vindas na minha condição de aluno novato do então Ginásio 7 de Setembro.

Ali, estudei durante sete anos e de lá saí acreditando em mim mesmo. Como o próprio doutor Edilson dizia, “a principal lição que damos aos nossos alunos é a da confiança em si mesmo e do aproveitamento de suas possibilidades individuais”. Era, portanto, o alicerce de tudo. De como amar a Pátria, de como escolher um caminho a trilhar, enfim de como cumprir a missão confiada por Deus na trajetória da vida.

Voltei, depois ao 7 de Setembro, como seu professor. O entusiasmo do doutor Edilson era o mesmo. E eu me sentia feliz em poder colaborar com aquele comovente projeto educacional, projeto que hoje, 28 de janeiro de 1993, marca mais um vitorioso tento: O Colégio Sete de Setembro está entregando a sua terceira unidade de ensino, a sede Edilson Brasil Soárez, em homenagem ao seu fundador cujas idéias permanecem vivas através da dedicação e do trabalho de uma equipe de professores e funcionários que tem à frente dona Nila, o Ednilton, o Ednilo, a Ednilze e o Edilson Soárez Fermanian que segue, também, os passos firmes do avô.

Pois bem, meus caros ouvintes. Como ex-aluno, ex-professor, irmão de ex-aluno, pai de ex-aluno, o Gamaliel Júnior, e, ainda, pai do Álvaro e do Esdras que lá passam a estudar, eu rendo esta homenagem, que considero justa, a um dos maiores patrimônios da história da educação do Ceará.

E você que está me ouvindo e que experimentou a felicidade, como eu, de ter sido aluno, ou é ou já foi pai de aluno do querido 7 de Setembro, vamos, hoje, às 19 horas, à Sede Edilson Brasil Soárez, na rua Henriqueta Galeno, 1011, esquina com engenheiro Santana Júnior, participar de sua inauguração. E se você não teve ou não tem aquele privilégio, tem nada não: A festa é de todos que amam a educação.

E será, sem dúvida, um encontro sentimental…

 

1 comentário em “Colégio 7 de Setembro comemora 76 anos (2)”

Deixe um comentário